4 Estratégias passivas para economizar energia.
No artigo anterior, vimos que um dos benefícios da arquitetura sustentável é a economia de energia elétrica, o que contribui para um menor impacto ambiental e gera economia financeira ao longo do tempo de uso da edificação.
Mas como a arquitetura pode ajudar a economizar energia? Veremos a seguir 4 estratégias arquitetônicas passivas que ajudam a alcançar esse objetivo.
1 – Priorize o uso de iluminação natural.
Você sabia que um dos principais responsáveis pelo consumo de energia elétrica nas residências e, principalmente, nos espaços de trabalho é a iluminação artificial?
Por esse motivo, o uso e priorização da iluminação natural, proveniente do sol, é essencial para diminuir a necessidade da iluminação artificial, e consequentemente, reduzir o consumo.
Mas, atenção! A incidência direta da radiação solar pode gerar aumento na necessidade de resfriamento do ambiente. Por isso é indispensável o acompanhamento de um arquiteto.
2 – Favoreça a ventilação cruzada.
A ventilação cruzada é aquela cujas aberturas de um ambiente estão dispostas em paredes opostas ou adjacentes. Essa característica permite maior movimentação do ar no ambiente interno, ou seja, entrada e saída do ar.
A constante movimentação do ar, além de diminuir a temperatura interna e consequentemente a necessidade do uso do ar-condicionado, também melhora a qualidade do ar interno renovando-o constantemente.
Figura 1 – Esquema ventilação cruzada. Fonte: Projeteee
3 – Utilize coberturas verdes.
A cobertura verde, muito mais do que criar um espaço agradável nas residências ou espaços de trabalho, contribui para a melhoria do conforto térmico da construção. A massa orgânica composta de substrato e vegetação na cobertura ajuda a diminuir a amplitude térmica do ambiente interno, auxiliando a manter uma temperatura amena. Dessa forma a necessidade de resfriamento ou aquecimento do ambiente através de estratégias ativas (por exemplo, ar-condicionado) diminui bastante.
Figura 2 – Cobertura verde. Fonte: VivaDecora
4 – Utilize vegetação ao redor da edificação.
A vegetação natural tem a capacidade de diminuir a temperatura ambiente. Essa característica faz com que o ar ao redor da edificação esteja com menor temperatura, o que auxilia na diminuição do uso do ar-condicionado. Além disso, as árvores de maior porte também são excelentes elementos geradores de sombra para as fachadas, o que também contribui na redução da temperatura interna das edificações.