Madeira de Reflorestamento: o que é e qual a sua ligação com a sustentabilidade?
A madeira é um material comumente usado desde os tempos do Brasil Colônia, oferecendo aos ambientes robustez, longevidade e maior desempenho quando se trata de composições estruturais. Porém, o uso da madeira de forma desenfreada causa danos visíveis à natureza, uma vez que a principal forma de consegui-la é com o corte das árvores. A fim de viabilizar a extração sem danos a natureza, passou-se a usar o que chamamos de madeira de reflorestamento. Você já ouviu falar?
Trata-se de madeira obtida de árvores em florestas que foram plantadas unicamente para serem extraídas e, após a extração, novas árvores são plantadas no lugar. Sendo assim, não há desmatamento das florestas nativas. E os benefícios vão além, visto que ao se plantar mais árvores, áreas verdes são recuperadas, ocorre a diminuição da emissão de gás carbônico, que causa e efeito estufa e, dependendo de onde forem os locais escolhidos para esse plantio, deslizamento de terra e erosão do solo são evitados.
É uma forma moderna e ecológica de proteger o planeta.
Reflorestamento e a sustentabilidade
Já deu para perceber que a madeira de reflorestamento é um material sustentável por não causar prejuízos para as matas nativas. Mas, o uso da madeira também possui outro apelo ecológico em construções. O gasto de energia para obter esse material é menor em comparação a outros, como aço e concreto, por exemplo. Os resíduos gerados também são menores, limitando o desperdício e otimizando o calendário de obras. Além disso, madeira é um ótimo isolante térmico e acústico, diminuindo o uso de outros recursos que venham a gastar mais energia durante o uso da edificação.
De modo geral, a madeira consegue deixar o ambiente mais confortável, charmoso e sustentável. Que tal investir em madeira de reflorestamento no seu projeto?